As pesquisas demonstram que as mulheres com ciclos irregulares têm menos probabilidades de engravidar do que as mulheres com ciclos regulares.
Isto deve-se ao facto de
conhecer o ciclo e o período de ovulação. Uma vez que o seu ciclo é regular, é mais fácil prever o momento da ovulação. Caso o período do ciclo mude, será difícil prever a ovulação, o que complica todo o processo de conceção.
Geralmente, os ciclos menstruais das mulheres variam em termos de duração. Em média, um ciclo menstrual tem uma duração de
28 dias, mas os ciclos de 24 a 38 dias também são considerados normais.
De um modo geral, o ciclo menstrual é considerado irregular se for considerado mais curto do que 24 dias ou mais longo do que 38 dias e com períodos em que a duração do ciclo varia mais de 9 dias.
Os
desequilíbrios hormonais representam a razão mais comum para a ocorrência de períodos irregulares. Trata-se de uma combinação da hormona luteinizante (LSH), da hormona folículo-estimulante (FSH), do estrogénio e da progesterona; todas estas hormonas têm um efeito no ciclo.
O desequilíbrio hormonal é expresso num ciclo irregular.O equilíbrio hormonal é também influenciado por factores externos.
• IMC (índice de massa corporal) alto ou baixoUm IMC muito elevado ou a obesidade podem ser a causa de outras condições médicas subjacentes, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou o hipotiroidismo, que também são conhecidos por causar períodos irregulares. A obesidade ou o défice de peso estão associados a uma maior incidência de irregularidades menstruais, anovulação e infertilidade.
• Excesso de exercício físicoOs especialistas em fertilidade não aconselham a prática de exercício rigoroso e de alta intensidade quando se está a tentar engravidar, visto que pode afetar negativamente as hipóteses de uma mulher engravidar. Os estudos mostram que o exercício intenso pode causar irregularidades menstruais e anovulação.
• Síndrome dos ovários policísticos (SOP)A SOP é uma das doenças endócrinas mais comuns que afectam as mulheres de idade reprodutiva sendo a causa número um de infertilidade anovulatória.
• Idade - perimenopausaA idade constitui um fator que afecta muito a fertilidade feminina. Depois dos 30 anos, começa a diminuir rapidamente, o que se reflecte num menor número de ovulações e numa pior qualidade dos óvulos. Um fator importante é a diminuição natural dos níveis de estrogénio e progesterona, o que pode causar ovulação e períodos irregulares.
• MedicamentosAlguns medicamentos podem causar perturbações do ciclo menstrual e períodos irregulares (terapia de substituição hormonal, anticoagulantes, antidepressivos, medicamentos de quimioterapia, etc.)
Manual para conseguir engravidar rápida e naturalmente com períodos irregularesOs períodos irregulares dificultam a conceção. Um dos principais motivos pelos quais as mulheres com períodos irregulares têm dificuldade em engravidar reside no facto da incerteza sobre a duração do ciclo mensal dificultar o
controlo da ovulação.Sem a ovulação, não há fecundação do óvulo e não há conceção. Ter relações sexuais durante os dias férteis aumenta significativamente a probabilidade de engravidar. No decurso do ciclo da mulher, existe um período conhecido como
janela fértil, ou seja, os dias que antecedem a ovulação e o dia da ovulação. As relações sexuais de dois em dois dias durante este período ajudam a aumentar as hipóteses de conceção.
Um ciclo menstrual irregular é também um sinal de
ovulação irregular. Algumas mulheres têm ovulações em alturas diferentes todos os meses ou não têm durante vários meses, sendo por isso importante controlar o seu ciclo e a sua ovulação.
Suplementos alimentares para a fertilidade - FertilUp®Os suplementos para a fertilidade são uma das melhores formas de
melhorar a sua fertilidade. Os nutrientes e as vitaminas incluídos nos suplementos de fertilidade desempenham um papel vital na saúde da mulher e são essenciais para a menstruação e a ovulação. FertilUp para mulheres fornecerá suporte ao seu corpo durante problemas de fertilidade ou será um estímulo quando decidir que é o momento certo para conceber.
Certifique-se de ingerir
vitaminas B, coenzima Q10, folato, óleo de peixe (Ómega 3), vitamina C, vitamina D e zinco.
A vitamina B6 contribui para regular o funcionamento das hormonas e é indispensável quando queremos regular o nosso equilíbrio hormonal. O zinco contribui para a fertilidade. Também é importante a ingestão de ácido fólico durante a fase de planeamento da gravidez. Já a vitamina C tem um papel importante na manutenção de um sistema imunitário forte.
Tenha paciência. A utilização de suplementos nutricionais é mais benéfica para o organismo do que a de medicamentos, sendo por isso necessário um período de tempo mais longo para que o organismo reaja de forma óptima (no caso do FertilUp, recomendamos a sua toma durante pelo menos 3 meses).